quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Santiago tipográfico

Os letreiros abaixo estão no vídeo inserido no post anterior. Santiago demonstra como é possível colocar força e intenção oral na forma do texto em cartum e quadrinhos. Na imagem abaixo, por exemplo, o cartunista demonstrou como costuma utilizar títulos com letras "gordinhas", muitas vezes valorizadas com recursos a demonstrar que a letra possui volume, como se ela se erguesse do papel.

Sobre legibilidade, Santiago demonstrou o cuidado que possui em fazer o espaçamento entre letras. Com no mesmo exemplo acima, das letras gordinhas, ele demonstra que letras como o "i" e o "p" ficam mais afastadas do que o "o" e o "g", que ficam bem próximas, quase juntas. Se o "i" e o "p" ficassem muito próximos, a leitura ficaria dificultada pela proximidade das hastes.



Quando desenha uma história mais "rococó", Santiago lança mão de uma letra mais rebuscada, aproveitando-se dos ganchos, bojos e voltas nos tipos para enfatizar o traço com espirais. O chamado rococó, em geral, é identificado em cartuns e quadrinhos que façam referência ao passado.

No balão onde ele desenha "Eu quero tomar uma cerveja", ele demonstra o funcionamento da hierarquia entre as letras. Neste caso, a palavra "cerveja" aparece maior e em destaque em relação às palavras anteriores que formam a oração. O destaque da palavra serve para salientar a cerveja como vontade da personagem.



Na figura acima, Santiago demonstra como ele desenhava suas letras nos anos 60 e 70. Naquela época, por questão de estilo, as letras eram serifadas, tanto as maiúsculas quanto as minúsculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário